Home / Sem categoria / Conhecendo personagens :Goku

Conhecendo personagens :Goku

Resultado de imagem

Son Goku (孫 悟空, Son Gokū?, mais conhecido apenas como Goku) é um personagem e o protagonista da franquia Dragon Ballcriada por Akira Toriyama. Sua primeira aparição ocorreu no primeiro capítulo do mangá Dragon Ball, conhecido como Bulma e Son Goku ( ブ ル マ と 孫悟空, Buruma a Son Gokū ?), publicado na revista Weekly Shōnen Jump, em 3 de dezembro de 1984. Goku é inspirado num personagem com o mesmo nome, 孫 悟空 (lê-se Sun Wukong em mandarin e Son Goku em japonês),personagem principal do romance Jornada ao Oeste. Porém, Toriyama mudou algumas de suas características para ser mais original. Goku é apresentado como um menino estranho com rabo de macaco e força sobre-humana. Conforme a história se desenrola, é revelado que ele descende de uma raça fictícia chamada Saiyajins, uma das raças mais poderosas do universo.
Como protagonista da franquia, Son Goku é apresentando em todos animesmangásfilmesjogos eletrônicos e OVAs da série. Também é alvo de paródias e já fez várias aparições em eventos televisivos e outras séries como Dr. Slump e Neko Majin Z. Graças a grande popularidade de Dragon Ball e “Dragon Ball Z”, Goku se tornou um ícone japonês e as críticas a seu respeito são extremamente positivas, fazendo dele um dos maiores personagens de anime e mangá de todos os tempos e um ícone da cultura pop mundial.

Criação e concepção

Goku foi baseado em um do primeiros personagens de Toriyama chamado Tanton, o protagonista da série Dragon Boy. Nessa história, a principal característica física de Tanton era um par de asas. Quando Akira decidiu criar Dragon Ball, ele usou o romance Jornada ao Oeste de Wu Cheng’en como inspiração. O nome adotado por Toriyama para a personagem é a escrita japonesa do nome chinês Sun Wukong, que é a personagem central da história. Para ser criativo com o personagem, Toriyama declarou que ele projetou Goku para ser um garoto humano com um rabo de macaco, em vez de ser um símio completo como Sun Wukong. Ele deciciu fazer isso por que o rabo seria visível até mesmo quando Goku tentava escondê-lo[4]. Apesar de Goku ser tratado como uma pessoa de outro planeta, Toriyama tinha inicialmente a ideia de fazer dele um terráqueo, mas, com a introdução de novos lutadores de outros planetas, foi mais tarde estabelecido que Goku é um Saiyajin.
A fim de avançar a história mais rápido, Toriyama deu a Goku a habilidade de se teletransportar para qualquer planeta em apenas alguns segundos
Toriyama explicou que o uniforme keikogi de Goku é baseado nas vestes usadas pelos monges shaolins da China, sendo que ele queria que Dragon Ball assumisse um “toque” chinês. Durante a evolução inicial do mangá, vários leitores comentaram que Goku era bastante simples, de modo que o autor mudou sua aparência e adicionou diversos personagens como o Mestre Kame e Kuririn, então criou torneios de artes marciais para fazer a mangá mais baseado em combates. Desde que foi comentado que Goku certamente venceria o torneio, Toriyama o fez perder nos dois primeiros, e vencer somente o terceiro em que participara.
Com o fim da Saga Cell, no volume 35, Gohan foi concebido para substituir o pai como o principal protagonista, mas Toriyama acabou por pensar que Gohan era inadequado para isso, então houve a Saga Boo.

Personalidade

Son Goku começa a série como uma criança independente da sociedade. Foi criado, quando bebê, por seu avô adotivo, Son Gohan. Son Goku é uma criança muito forte e destemida. Devido ao seu sangue Saiyajin, ele era mais poderoso que a maioria dos inimigos que enfrentava e retornando-se sempre mais forte do que antes.
Mesmo assim, por causa dos seus mestres Son Gohan e Kame, sempre é gentil com os outros, chegando ao ponto de tentar não matar nenhum inimigo. É mostrado em Dragon Ball que Son Goku não tem maldade no coração, isto é, o que ele tem de força, possui também em inocência. Sua maior paixão, sem dúvida, é lutar. Quando adulto (Dragon Ball Z), seu corpo cresce, e Son Goku torna-se ainda muito mais poderoso do que antes (Dragon Ball). Ao longo de toda sua vida, Goku demonstra muita satisfação por lutar contra inimigos mais poderosos do que ele.
Son Goku causa admiração por seus amigos de luta. Ao longo da série é possível concluir que ele é na maior parte das vezes quem alcança o poder mais elevado da história de Dragon Ball (Z). Contudo, e apesar da sua significativa dedicação em árduos treinos, existe sempre alguém mais forte ainda o que o obriga a treinar sempre mais. Durante a saga (Dragon Ball, Z) o seu poder alcança dimensões descomunais.
A sua personalidade única, de inocência e seu potencial em ser o mais forte do Universo, faz com que todos os guerreiros Z, o vejam como uma meta a ser atingida.

Habilidades

Durante toda a série, Goku é o personagem que mais possui conhecimento sobre técnicas de batalha. Os Saiyajins são uma raça guerreira, e uma de suas habilidades especiais é a de se tornarem mais fortes após serem feridos gravemente, e se chegarem ao ponto de quase morrer devido a lesões físicas graves e se recuperarem, seu poder de luta aumentará incrivelmente o que é chamado de zenkai. Além disso, ele tem uma força sobre humana capaz de atravessar um planeta com um golpe facilmente e também velocidade que ultrapassa a da luz várias vezes lutando em velocidade absurda e que os seus amigos não conseguem acompanhar, graças também, ao fato de ser um Saiyajin e aos duros treinamentos que realiza dia-a-dia. Como todos os guerreiros, ele pode voar utilizando o Bukû-jutsu (舞空術? “Técnica de Dança no Céu“).
Sua primeira técnica energética foi o Kamehameha (かめはめ波? “Onda Destrutiva da Tartaruga“), que se tornou sua principal técnica. Ele a aperfeiçoou, criando suas variações, Super Kamehameha (超かめはめ波? “Super Onda Destrutiva da Tartaruga“) e o Kamehameha Aumentado 10x (10倍かめはめ波? “Onda Destrutiva da Tartaruga Aumentada 10x“). O golpe é simples, bastando concentrar parte do Ki e dispará-lo pelas mãos, mas Goku também consegue realizá-lo com os pés. No 21º Torneio de Artes Marciais, ele domina o Zanzouken (残像拳? “Punho da Imagem Remanescente“), a técnica de se mover tão rápido que a imagem permanece parada no lugar( mostrando ser mais rápido que a luz).
Enquanto treinava com o Kaioh do Norte, ele desenvolve suas duas técnicas. O Kaioh-Ken (界王拳? “Punho do Rei do Mundo“), é uma técnica que aumenta a força e velocidade do usuário e, o deixa envolto numa aura vermelha. Entretanto, a grande ampliação do Kaioh-Ken pode levar a morte. Goku consegue aumentá-lo em vinte vezes. A Genki Dama (元気玉? “Bola de energia “) é um ataque que consiste em reunir todo a energia de seu usuário ou dos seres-vivos que lhe derem energia. Foi usada em sua primeira luta contra Vegeta[29], porém foi lançada por Kuririn. Na luta contra Freeza, Goku realiza uma maior[30], com a energia de Namekusei e dos planetas próximos.
Com Majin Boo, a Super Genki Dama (自然の超球? “Super Esfera da Natureza“)[31] e contra Omega Shenlong, a Genki Dama Universal (全世界の元気玉? “Esfera Global de energia“)[32]. Com os Yadoratsujins, Goku domina o Teletransporte (瞬間移動, “Shunkan Idō”?), que é usado principalmente para levar ele e seus amigos para outros planetas. Fora da série, no 13º Filme da série, Dragon Ball Z – Explosão do Punho do Dragão! Se Goku não conseguir, quem conseguirá?, ele realiza uma das técnicas mais devastadoras, o Punho do Dragão (龍拳? “Ryuken“). Consiste em liberar toda a energia, em forma de um grande dragão dourado que desintegra tudo o que toca.
Em sua infância, Goku ganhou de seu avô o Nyobo, um bastão mágico que pode crescer o quanto Goku ordenasse. O real propósito do bastão mágico era para subir até a plataforma celeste a partir da Torre de Karin, no entanto, também foi muito utilizada por Goku como uma arma. Também recebeu do Mestre Kame, a Kitoun, a nuvem voadora. Tal nuvem foi destruida por Tambourine, filho de Piccolo Daimao, mas ganhou outra do Mestre Karin. Com o decorrer da história, ele se torna a personagem que mais atinge os níveis Saiyajins. De início em Dragon Ball se transforma em Oozaru ao olhar para a Lua. Em Dragon Ball Z, chega ao Super Saiyajinao presenciar a morte de Kuririn, na Morada do Tempo, adquire o Ultra Super Saiyajin. Enquanto treinava no Outro Mundo, atinge os Super Saiyajin 2 e Super Saiyajin 3. Muito depois, em Dragon Ball GT se transforma no Oozaru Dourado e no Super Saiyajin 4.Em Dragon Ball Super, se transforma em Deus Super Sayajin na luta contra Bills e em Super Sayajin Azul contra Freeza após seu renascimento. Fora suas transformações, Goku é capaz de criar Vegetto e Gogeta através das fusões Potara (brincos) e Metamoru (dança), as duas com Vegeta.
Goku é reconhecidamente um dos personagens mais poderosos da ficção em todos os tempos. O Saiyajin tem a capacidade de obliterar planetas com relativa facilidade ainda no meio da série, tem uma resistência a danos corporais muito grande, além de técnicas como o Teletransporte que o podem levar a qualquer lugar do universo.

SOBRE Bruno Chang